Atividades extracurriculares estimulam a comunicação
- inovacaodosabersed
- 20 de nov. de 2014
- 1 min de leitura
Culinária, teatro e, até mesmo, robótica. As atividades extracurriculares, além de

estimularem a criatividade de crianças e adolescentes, servem como extensão para diversos estudantes (tanto do Ensino Fundamental, quanto médio). Na escola Inovação do Saber, os alunos mais novos funcionam como “esponjinhas”. Alice Fonseca Machowski, professora de violão do colégio, afirma que, com a prática de atividades extraclasse, crianças trabalham com a absorção de novos conhecimentos, e isso inclui, segundo ela, os conhecimentos musicais.
“A atividade, extracurricular de violão, tem como objetivo principal a habilidade de tocar o instrumento, acompanhar canções populares e folclóricas por meio da leitura de cifras”, conta Alice Fonseca, professora de música


da Escola Inovação do Saber. Para a professora, esse tipo de atividade não trabalha apenas o conhecimento, mas estimula, também, a criatividade e a habilidade de comunicação de crianças a quem leciona. “As aulas ajudam na formação integral da criança, pois desenvolvem faculdades de comunicação, concentração, socialização, criatividade, senso crítico, além de contribuir para a formação cultural do aluno através da escuta e execução de músicas do seu povo e de outros. O acesso à música na escola ajuda as crianças a se tornarem críticos musicais e, nos tempos de violão, é necessário que tenham uma idade superior a oito e que possuam o equipamento musical em casa para treinar e utilizá-lo nas aulas.
A preocupação dos pais quanto ao aprendizado e aproveitamento do tempo que as atividades extracurriculares exigem de seus filhos é comum para a professora Alice Fonseca.
Comments